17. PROTAGONISMO FEMININO NA CIÊNCIA

De acordo com dados do CNPq, Inep e Parent in Science, no Brasil, as mulheres levam a maioria das bolsas de Iniciação Científica (55%), Mestrado (52%), pós-doutorado (53%) e empatam com os homens no doutorado, porém, as bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) para mulheres, correspondem a apenas 36% do total.

Um estudo publicado na revista Nature Physics em 2019, apontava que cerca de 20% dos estudantes de pós-graduação em física eram mulheres, o que em parte está ligada a certos estigmas sobre mulheres nas áreas de exatas.

Neste bate papo à luz do candeeiro, Franciolli Araújo e Karolyne Silva recebem a Dra. Mônica Alonso Cotta, professora titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas e primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira para Pesquisa em Materiais (SBPMat), que fala sobre a sua trajetória e sobre a representatividade feminina no campo das ciências.

Vocês podem ouvir o episódio diretamente aqui ou nos principais agregadores de podcasts:

AnchorSpotifyDeezerGoogle PodcastsApple PodcastsBreakerPocketCastsRadio PublicAmazon MusicCastBox

LINKS

XIX Encontro SBPMat

REDES SOCIAIS

Twitter | Instagram | Site | E-mail

MÚSICAS

Xaxado Negro, por Leão Neto e Camilo Henrique. Os direitos de reprodução das músicas tocadas neste podcast foram cedidas pelo cantor e compositor da obra Leão Neto.

Se gostou do conteúdo, deixe um comentário.