64. CIÊNCIA DOS JOGOS

Hoje conversamos sobre os jogos como objeto de pesquisa, não só no campo da educação, mas de forma interdisciplinar, perpassando a antropologia, ciência política, gênero, economia, ciência da informação e a arqueologia para demonstrar o quão rica é a pesquisa científica acerca dos jogos.


Como referenciar esse episódio:

À LUZ DO CANDEEIRO 64: Ciência dos jogos: [Locução de]: Franciolli Araújo, Jeferson Antunes, Karolyne Silva e Suzana Araújo. 28 fev. 2022. Podcast. Disponível em: . Acesso em: data do acesso.

Como citar esse episódio:

(À LUZ DO CANDEEIRO 64, 2022)


Você também pode nos ouvir nos principais agregadores de podcasts:

AnchorSpotifyDeezerGoogle PodcastsApple PodcastsBreakerPocketCastsRadio PublicAmazon MusicCastBox

==============================

PARTICIPAÇÃO

– Franciolli Araújo

– Jeferson Antunes

– Karolyne Silva

– Suzana Araújo

==============================

BJÖRK, Staffan. Games, Gamers, and Gaming: Understanding Game Research.

BOGOST, Ian. Why gamification is bullshit. In: WALZ, Steffen P.; DETERDING, Sebastian. The Gameful World: Approaches, Issues, Applications..

TOZZER, Alfred M.. A preliminary study of the prehistoric ruins of Nakum, Guatemala: a report of the Peabody Museum expedition, 1909-1910.

SQUIRE, Kurt. Changing the Game: What Happens When Video Games Enter the Classroom?

PGB. Pesquisa Gamer Brasil. [2021] Disponível em: https://materiais.pesquisagamebrasil.com.br/2021-painel-gratuito-pgb21 acesso: 21 abr. 2021.

MCGONIGAL, Jane. A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo.

DEPAULIS, Thierry. Ancient American Board Games, I: From Teotihuacan to the Great Plains.

FISHER, Mark. Realismo Capitalista: É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?

CHUL-HAN, Byung. Psicopolítica.

FERGUSON, Christopher J.. Angry Birds Make for Angry Children? A Meta-Analysis of Video Game Influences on Children’s and Adolescents’ Aggression, Mental Health, Prosocial Behavior, and Academic Performance. Furuya-Kanamori, Luis; DOI, Suhail A. R.. Angry Birds, Angry Children, and Angry Meta-Analysts: A Reanalysis.

HEEKS, Richard. Current Analysis and Future Research Agenda on’Gold Farming’: Real-World Production in Developing Countries for the Virtual Economies of Online Games. Development informatics working paper, n. 32, 2008.

SILVA, Rodrigo Portes Valente da. Clash of Clans: análise do game design de um jogo gratuito, mas lucrativo para a economia de atenção.

BRISTOT, Paula Casagrande; POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana Bolan. A representatividade das mulheres nos games.

GRACE, Lindsay. Black Game Studies: An Introduction to the games, game makers, and scolarship of the African Diaspora.

==============================

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

À Luz do Candeeiro – @aluzdocandeeiro

Arthemis Oliveira – @olithemis

Franciolli Araújo – @franciolliaraujo

Ingriddy Moreira – @ingriddymoreira

Jeferson Antunes – @kalderash

Karolyne Silva – @karocaaa

Suzana Araújo – @suzanaarauj

Vitória Frutuoso – @vitnayara

==============================

NOSSO SITE 

https://aluzdocandeeiro.com.br 

============================== 

NOSSO CANAL DO YOUTUBE 

https://bit.ly/3xZVFCg

============================== 

FALE CONOSCO

aluzdocandeeirocast@gmail.com 

============================== 

MÚSICAS 

Xaxado Negro, por Leão Neto e Camilo Henrique. 

Os direitos de reprodução das músicas tocadas neste podcast foram cedidas pelo cantor e compositor da obra Leão Neto.

Se gostou do conteúdo, deixe um comentário.