Nas últimas férias, meu irmão me apresentou ao AliExpress e eu, entusiasmado, resolvi testar o site de compras e ver no que dava. Fiz uma compra simples e baratinha. Afinal, se fosse perder dinheiro, que fosse pouco.
Escolhi alguma coisa que fosse me render alguns momentos de diversão – se chegasse – e que de repente eu pudesse usar nos meus trabalhos também e então escolhi um microscópio. Um desses que são anunciados nas páginas das rédeas sociais, prometendo aumentos de mais de 1.000 vezes e que você fica pensando “só pode ser mentira“.
O pedido foi feito no dia 11 de janeiro, sendo entregue no dia 17 de fevereiro. Uma entrega até rápida, considerando as experiências de meu irmão e de diversas outras pessoas, que quando compram no AliExpress costumam dizer “compre e esqueça“.
O produto chegou. É chinês. E quando o pacote chegou, imaginei: “abro ou espero mais alguns dias?” Com essa onda de Coronavírus, todo cuidado é pouco. Abri.
O tamanho do microscópio deixa margem a dúvidas sobre a qualidade. Seu manual com letras que só podem ser lidas com auxílio do microscópio também não ajuda muito e para piorar, ele tem um programa que vem com um mini CD, para ser rodado em um computador que não tem mais tocador de CD-DVD. Ok! Tem um site com o software, que você baixa, vem com uns caracteres em chinês, que você só consegue instalar quando remove eles… mas não tem em lugar nenhum dizendo isso.
Depois de um tempo, apelando para todo os meus conhecimentos prévios apanhando instalando softwares e hardwares, consigo fazer as primeiras imagens. Horríveis. Simplesmente horríveis. Eu faço a ampliação e a imagem que fica é de um vidro na frente da lente, que só mais tarde fui descobrir que era uma tampa!
Mas não dá para parar e meu irmão me instiga a fazer algumas imagens. E eu as faço. Elas não ficaram muito boas. Elas não mostram algo muito bonito, mas acho que é assim mesmo quando você pega um brinquedo novo. Você quer brincar.
Nos próximos dias espero fazer algumas imagens melhores e de coisas mais compreensíveis.