Gado para abate

Impossível eu não pensar na analogia, embora o próprio povo não se sinta assim, como gado para o abate.

Em um país tão rico como o Brasil, as riquezas não são de forma alguma distribuídas, ao contrário, os detentores da riqueza e do poder político, preferem distribuir a pobreza.

Os nossos políticos, em sua maioria milionários, muitos envolvidos em escândalos que os levariam a prisão se nosso sistema jurídico não fosse tão falho, tem um único compromisso: com eles e suas fortunas.

Fortunas que muitas vezes são mantidas pelas especulações do mercado financeiro, que ditam em um país como o Brasil, o que pode ou não ser feito. Se o governo acata, tudo vai bem, se não conseguem fazer, o mercado despenca e eles exigem o que?

Alguém já viu o mercado financeiro exigir que os patrões paguem mais a seus funcionários? Ou que direitos o trabalhador deve ter direitos? Que ensino e saúde sejam públicos? Já ouviram isso?

Para o mercado financeiro isso não é bom!

Um patrão que divida o seu lucro com funcionários, não gera milionários, embora gere igualdade social. Trabalhadores com direitos, reduzem o lucro do patrão, que quer ser milionário e alimenta milionários muito mais ricos do que eles. Ensino e saúde públicos não rendem tanto quanto os privados.

Sem educação, o que somos? Um bando de ignorantes que se assemelham mais a zumbis, sem perspectiva de crescimento na vida.

Sem saúde, não podemos ousar ficar doentes, ou contrairemos uma dívida que nem os nossos netos poderão pagar, mas é assim que o mercado quer. É assim que eles, manipulando e se aproveitando das mais terríveis conjunturas, nos põe escravos e nos faz concordar com eles.

Enfeitiçados, quando nos damos conta, já é tarde demais.

Se gostou do conteúdo, deixe um comentário.